forminhas ovos

Procon orienta sobre compra de produtos de Páscoa

A menos de 40 dias da Páscoa, celebrada neste ano no dia 4 de abril, os supermercados estão comercializando os tradicionais produtos para a data.

O Procon Sorocaba orienta os consumidores sobre as medidas que devem ser observadas na hora da compra de alimentos típicos, como os pescados e os ovos de chocolate.

A primeira orientação é pesquisar e avaliar as melhores oportunidades disponíveis para a compra.

“Sempre que possível, compare preços em panfletos, anúncios, encartes publicitários e na internet. Assim, você pode verificar quais preços são mais atrativos e, ainda, exigir o cumprimento da oferta”, afirma a superintendente do Procon, Cristiane Bonito Rodrigues.

No caso de promoções, confira atentamente a validade dos itens, observando se há produtos com a data próximo do vencimento.

Durante as compras, o cidadão deve observar o local de armazenamento dos produtos e a limpeza geral do ambiente. O chocolate, por exemplo, deve ficar longe de produtos de odor forte, especialmente os de limpeza e de fontes de calor. Outra recomendação importante é ler cuidadosamente a embalagem.

Elas devem conter linguagem clara e informações, como peso, quantidade, composição e características do produto. Lembre-se de verificar o prazo de validade. Não adquira produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis.

Quando houver brinquedos acompanhando o ovo de chocolate, a embalagem deve apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a identificação da faixa etária indicada.

Com relação aos produtos diet e light, verifique na embalagem se possuem porções reduzidas de açúcar e energia.

Quanto aos pescados, o Procon orienta que, antes de adquirir o produto, o consumidor deve ter a certeza da possibilidade de refrigeração do peixe em casa.

“Observe atentamente as condições de armazenamento e evite pescados com cheiro forte, abdômen flácido, olhos murchos, sem brilho e guelras pálidas. Peixes frescos têm olhos brilhantes e cheios, aspecto firme, guelras vermelhas, escamas firmes e odor característico”, destaca Cristiane.

Além disso, a pesagem deve ser feita na presença do consumidor, assim como a embalagem do produto. No caso dos peixes frescos, caso deseje que seja embalado com gelo, para que fique protegido e preservado durante o trajeto até a casa, observe para que o gelo não seja pesado junto com o peixe.

No caso de produtos congelados, a dica é que o cidadão observe o balcão refrigerado, que não deve apresentar poças d’água, embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície. Produtos congelados não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, pois é sinal de que passaram por processo de descongelamento.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!