Procura pela vacina contra o HPV é baixa em Sorocaba

Saúde, Sorocaba, Vacinação | 0 Comentários

TV Sorocaba

3 de abril de 2024

Compartilhe:

A procura pela vacina contra o papilomavírus humano, o HPV é baixa em todo o país. Em Sorocaba esse cenário se repete e preocupa. De acordo com a Secretaria de Saúde, houve um aumento significativo no número de pessoas vacinadas no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023,

Notícias Recentes

Continua após anúncio

A procura pela vacina contra o papilomavírus humano, o HPV é baixa em todo o país. Em Sorocaba esse cenário se repete e preocupa. De acordo com a Secretaria de Saúde, houve um aumento significativo no número de pessoas vacinadas no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023, mas ainda é muito baixo. O aumento foi de 125%, com 3.926 pessoas vacinadas em 2024, contra 1.739 doses aplicadas em 2023. Esse aumento expressivo na vacinação pode ser atribuído à nova estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, que facilita o processo de imunização com apenas uma dose.

O problema é que essa quantidade de pessoas vacinadas está bem longe da meta de 90%, estipulada pelo Ministériod a Saúde.

O vírus HPV é conhecido por estar associado ao câncer de colo do útero, mas também pode causar outras doenças, como câncer nos órgãos genitais de homens e mulheres, bem como lesões na língua e na faringe. Como muitas pessoas não manifestam sintomas, a vacinação é a melhor forma de proteção contra o vírus.

O Ministério da Saúde decidiu alterar o esquema vacinal, que hoje é de duas doses, para uma dose única visa aumentar a adesão à vacinação com base em estudos sobre a eficácia do imunizante. Essa mudança será implementada nas cidades assim que receberem um comunicado oficial do Ministério.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!