Programa Vizinhança Solidária ajuda a reduzir furtos e roubos em residências

Noticidade Noite, Policial, Segurança, Sorocaba | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

25 de dezembro de 2024

Compartilhe:

Criado em 2012, o projeto incentiva a colaboração entre moradores, comerciantes e a polícia, com ações de policiamento preventivo e comunicação eficiente.

Notícias Recentes

Super Férias do SESI Votorantim traz diversão e aprendizado até 31 de janeiro

Super Férias do SESI Votorantim traz diversão e aprendizado até 31 de janeiro

O projeto Super Férias do SESI Votorantim oferece uma programação recheada de atividades esportivas, lúdicas e educativas para crianças e adolescentes de 5 a 12 anos. O evento é realizado até 31 de janeiro, promovendo conceitos de sustentabilidade, cidadania e diversão em um ambiente seguro e acolhedor.

Continua após anúncio

O programa Vizinhança Solidária, uma parceria entre a Polícia Militar e a comunidade, tem fortalecido a segurança e a sensação de proteção em diversos bairros de Sorocaba. Criado em 2012, o projeto incentiva a colaboração entre moradores, comerciantes e a polícia, com ações de policiamento preventivo e comunicação eficiente.

Na Vila Rica, por exemplo, cerca de 200 pessoas participam ativamente do programa. Segundo Sonia Mebius, aposentada e representante local, a iniciativa trouxe mais tranquilidade para os moradores. “Antes, nós já tentávamos nos ajudar, mas agora, com o apoio do programa, tudo ficou mais organizado e eficaz”, afirma.

Os participantes recebem orientações sobre como instalar câmeras de segurança em pontos estratégicos e são incentivados a colocar placas de identificação nas residências, sinalizando a adesão ao programa. A comunicação entre os membros é feita por meio de grupos específicos, que permitem alertas imediatos sobre atitudes suspeitas na região.

Os comerciantes também reconhecem a importância do Vizinhança Solidária. Claudinei Tobias da Rocha, que atua no bairro, destaca a relevância do programa para prevenir crimes.

Qualquer pessoa pode participar do programa. Para isso é preciso procurar a Polícia Militar da região de interesse, o Conselho de Segurança local (CONSEG) ou o TUTOR escolhido para intermediar as ações junto à comunidade.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!