vacinacao

Quais as diferenças entre gripe e covid-19?

Os sintomas de gripe e covid-19 são muito parecidos. Geralmente quando a pessoa está gripada ela somente vai ao hospital quando o quadro piora.

Mas como não é possível saber se está com o coronavírus ou não, muita gente tem procurado atendimento médico mais rápido. Mas quando é o momento certo de procurar ajuda?

Em um levantamento feito com base em dados recentes da secretaria da saúde de Sorocaba, foi possível identificar o registro de 1.126 novos casos da doença e mais 14 mortes, entre 10 de dezembro de 2021 e 10 de janeiro deste ano.

Apesar da situação inspirar cuidados, os números estão bem distantes daqueles vistos na fase mais aguda da pandemia na cidade: em abril de 2021, o pior mês desde o início da doença, foram 10.358 novos casos e 511 novas mortes.

A médica infectologista alerta para algumas diferenças entre o vírus Influenza e o da covid-19. Ela explicou que a gripe começa com febre e sintomas nas vias aéreas como coriza e dor de garganta. Já a covid, começa com um mal-estar no corpo, passando por perda de olfato e paladar.

O secretário de saúde de Sorocaba, Vinícius Rodrigues explicou que a pessoa só deve procurar ajuda quando perceber um agravamento nos sintomas. Segundo ele, o importante é a pessoa, assim que confirmar que contraiu o vírus (seja Influenza ou covid-19), faça isolamento e observe o quadro. Em caso de piora, um médico deve ser procurado.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!