Até 16 de abril de 2025, o município registrou 508 casos confirmados da doença e oito mortes
O Parkinson é uma doença neurodegenerativa causada pela perda dos neurônios responsáveis pela dopamina.
Até 16 de abril de 2025, o município registrou 508 casos confirmados da doença e oito mortes
Crime chocou familiares que haviam registrado o desaparecimento da vítima; autor foi preso preventivamente após confessar o homicídio
Ação da Polícia Militar apreendeu armas, substância usada na produção de cocaína e grande quantia em dinheiro
Regiões de Sorocaba e Itapeva estão entre as de maior risco
Continua após anúncio
Uma iniciativa generosa de um educador físico que tem ajudado idosos com a doença de parkinson em Sorocaba. Simei Lamarca utiliza a prática de exercícios como tratamento para recuperar movimentos comprometidos.
Seu Antônio Tabajara, morador de Sorocaba, é um dos auxiliados pelo profissional de Educação Física. Aos 80 anos, ele ainda se exercita, mas agora por mais um motivo: o de se manter independente mesmo diante da doença de Parkinson.
Lamarca desenvolveu um projeto para atender gratuitamente idosos que enfrentam esse problema. A iniciativa visa ofertar uma rotina de exercícios variados aos pacientes.
O Parkinson é uma doença neurodegenerativa causada pela perda dos neurônios responsáveis pela dopamina. Ainda que, por enquanto, não exista cura para a enfermidade, é possível diminuir os sintomas e retardar o avanço da doença com medicamentos e acompanhamento médico. E o exercício físico também é apontado como eficaz em vários estudos do tema.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 1% da população do mundo é afetada pelo Parkinson. A deficiência na produção do neurotransmissor pode afetar os movimentos. Os sintomas incluem tremores, movimentos lentos, rigidez muscular. Foi comprovado que a prática regular de exercícios faz com que haja aumento na força dos membros superiores, melhora na estabilidade postural, além da recuperação de movimentos voluntários comprometidos pela doença.
Até 16 de abril de 2025, o município registrou 508 casos confirmados da doença e oito mortes
Em Sorocaba e Jundiaí, a vacina contra a gripe Influenza está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos horários normais de funcionamento.
A campanha reforça a importância de visitar o dentista com frequência e adotar hábitos simples que podem fazer toda a diferença.
A adoção de práticas simples contribui para uma rotina mais segura durante a estação.
Vacinas podem ser tomadas a partir de 8h nas 33 Unidades Básicas de Saúde do município
Receba notícias no seu celular
0 comentários