Refugiado sírio em Sorocaba vê com bons olhos queda do ditador Bashar al-Assad

Internacional, Política, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

12 de dezembro de 2024

Compartilhe:

Ele tem 34 anos e há mais de uma década saiu da Síria e veio para o Brasil.

Refugiado sírio.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

A queda do regime da família Assad na Síria é um dos assuntos internacionais mais noticiados nos últimos dias. Algo que está sendo comemorado por muitos sírios. Inclusive, os que já tinham deixado o país em busca de uma vida melhor. É o caso do empresário Abood Shan, que veio para Sorocaba, onde encontrou condições para essa mudança. Ele tem 34 anos e há mais de uma década saiu da Síria e veio para o Brasil. Nos últimos dias, tem acompanhado as notícias sobre a queda do ditador Bashar al-Assad, após 50 anos no governo do país asiático. Para o empresário, duas palavras resumem esse momento: liberdade e paz.

Ele conta que só veio para o Brasil porque a mãe chegou a pedir de joelhos, e tomou o passaporte dele para não voltar à Síria.

Mesmo sem saber português no início, começou a trabalhar com corte de cabelos. E hoje tem o próprio salão, uma agência de publicidade e outros investimentos.

O empresário veio para Sorocaba em 2013, dois anos depois do início da guerra civil na Síria, em busca de uma nova vida longe dos conflitos durante o regime do ditador Bashar al Assad. Ele é um dos milhões de refugiados sírios que presenciou tudo de perto e agora começa a sonhar com um futuro diferente para o país. Os pais de Abood continuam na capital da Síria, Damasco, ainda traumatizados com tudo que precisam enfrentar. A comunicação entre eles é à distância. Com o novo momento que país vive, o empresário, que se estabeleceu em Sorocaba, diz que pretende ficar no Brasil, bem distante do país e do passado, que segue na memória.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Polícia Civil apreende máquinas caça-níqueis em Sorocaba

Polícia Civil apreende máquinas caça-níqueis em Sorocaba

Uma operação do 8º Distrito Policial de Sorocaba apreendeu sete máquinas caça-níqueis em um bar no bairro Vitória Régia, após denúncias sobre jogos de azar. Quatro equipamentos estavam em funcionamento no momento da abordagem.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!