Programa estadual foca na educação de jovens, que são maioria entre as vítimas de acidentes
O Rio Tietê, que percorre 1,1 mil quilômetros de leste a oeste do estado de São Paulo, é dividido em seis Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHs), abrangendo 265 municípios.
Programa estadual foca na educação de jovens, que são maioria entre as vítimas de acidentes
O animal da espécie Eptesicus furinalis, que se alimenta de insetos, foi localizado morto no quintal de uma residência no Jardim Pacaembu
Em outubro do ano passado, eles lançaram o álbum ‘Nash’, gravado em Nashville, capital da música country dos Estados Unidos.
Um terceiro suspeito segue foragido.
Continua após anúncio
Às vésperas do Dia do Rio Tietê, celebrado no próximo domingo, 22 de setembro, a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou seu mais recente estudo sobre a qualidade das águas do maior rio paulista. O relatório “Observando o Tietê” traz um alerta preocupante: a mancha de poluição no rio continua a crescer. Em 2024, a extensão da área com águas impróprias para usos múltiplos alcançou 207 quilômetros, um aumento de 29% em relação ao ano anterior, quando a mancha se estendia por 160 quilômetros.
O Rio Tietê, que percorre 1,1 mil quilômetros de leste a oeste do estado de São Paulo, é dividido em seis Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHs), abrangendo 265 municípios. O estudo, que contou com a colaboração de 44 grupos de voluntários e o apoio técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), monitorou a qualidade da água em 61 pontos de coleta, abrangendo 39 rios da bacia do Tietê.
Os dados revelam que, embora alguns trechos apresentem melhorias pontuais, como entre Salesópolis e Mogi das Cruzes, onde a água tem boa qualidade, a poluição em outros pontos continua alarmante. Dos 576 quilômetros monitorados, 207 quilômetros possuem águas com qualidade ruim ou péssima, comprometendo 35,9% do total monitorado. Os resultados do Índice de Qualidade da Água (IQA) apontam que, em 2024, 62,3% dos pontos monitorados apresentaram água de qualidade regular, enquanto 16,4% foram classificados como ruins e 9,8% como péssimos. Entre as cidades monitoradas na região, Porto Feliz foi a única a registrar uma melhora significativa, passando de um índice ruim em 2023 para bom em 2024. Já nas cidades de Itu, Laranjal Paulista, Salto e Tietê, os índices de qualidade da água permaneceram estáveis, classificados como regulares tanto em 2023 quanto em 2024.
Confira mais notícias sobre meio ambiente clicando aqui.
Desde o início das operações, há três meses, já foram emitidas 20 notificações e 10 autuações, principalmente por descarte irregular de lixo.
Estruturas oferecem melhor conforto e ajudam a sinalizar locais permitidos para pesca
Fogo de grandes proporções começou por volta das 11h24. Causa ainda é desconhecida.
Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba é o maior da América Latina
Agora o morador pode denunciar via WhatsApp
Receba notícias no seu celular
0 comentários