Reservatórios de água continuam com baixo índice na região

TVS | 0 Comentários

TV Sorocaba

6 de outubro de 2020

Compartilhe:

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta que, entre terça-feira (6) e domingo (11), persistirá a sensação de calor intenso. A partir de quinta-feira (8), poderá ocorrer pancadas de chuvas fortes, com possível queda de granizo, em pontos isolados.

rio seco

rio seco

Notícias Recentes

Mãe e filha mortas a facadas são veladas em Boituva

Mãe e filha mortas a facadas são veladas em Boituva

O crime foi nesta segunda-feira (25). Segundo as autoridades, vizinhos acionaram a polícia após ouvirem gritos de socorro. A mãe e filha foram encontradas esfaqueadas e não resistiram aos ferimentos. O filho de 7 anos, também com transtorno do espectro autista, presenciou o crime.

Continua após anúncio

Jundiaí

A alta temperatura e a falta de chuva exigem atenção da população para o consumo da água. Em Jundiaí o nível do manancial que abastece a cidade está abaixo da metade, atinge os 45%.

Já que o consumo está maior, em função das altas temperaturas, e não há previsão de chuvas de grande porte. A DAE reforça a necessidade de colaboração por parte da população, que deve fazer o consumo consciente da água.

Cerquilho

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho (SAAEC) informa também à população que o consumo de água cresceu nos últimos dias, devido à ausência das chuvas e a consequente elevação da temperatura, sendo assim, está cada dia mais difícil manter os níveis dos reservatórios que abastecem o município em seus estados normais. E pede que todos economizem água e evitem o desperdício para que não precise fazer racionamento. 

Salto

A cidade, assim como as demais da região, está enfrentando um período de calor constante, volume baixo de chuva e forte estiagem. O nível dos mananciais que abastecem a cidade tem sido severamente afetado. 

Nesta semana, o Ribeirão Piraí e o Rio Buru apresentaram um volume 20% mais baixo que o normal, ambos não ultrapassam o limite da barragem, o que afeta no volume da captação, tratamento e distribuição de água realizados pelo SAAE.

Para que o abastecimento da cidade toda não seja comprometido, se faz necessária a consciência e apoio de toda a população./a recomendação é que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

Alerta Defesa Civil!!!

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta que, entre terça-feira (6) e domingo (11), persistirá a sensação de calor intenso. A partir de quinta-feira (8), poderá ocorrer pancadas de chuvas fortes, com possível queda de granizo, em pontos isolados.

Em nossa região a sensação pode variar entre 40°c e 45°c. A umidade relativa do ar (ura) atingirá níveis mais críticos. Também podemos ter piora na qualidade do ar.

A umidade abaixo de 40%, além de dificultar a aumentar a poluição provoca ressecamento das vias respiratórias entre outras situações, como problemas oculares e alergias e a desidratação, sendo um sério risco, principalmente para crianças e idosos.

Recomendações

  • aumentar a ingestão de líquidos;
  • frutas e vegetais;
  • manter olhos e vias nasais hidratados, com colírios e soros ou lavando-os; utilizar umidificadores e/ou toalhas úmidas nos cômodos da casa;
  • evitar o uso de ar-condicionado, pois resseca ainda mais o ar;
  • evitar atividades físicas entre 11h e 17h;
  • tomar bastante água.
https://youtu.be/L07ZiAa5HN8

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!