O diagnóstico pode vir de forma inesperada, a partir da observação de comportamentos semelhantes em outras pessoas.
Entender a diferença entre eles previne o nome negativado e facilita a negociação das dívidas
O diagnóstico pode vir de forma inesperada, a partir da observação de comportamentos semelhantes em outras pessoas.
Confira as oportunidades de trabalho em diferentes cidades e os sites para mais informações:
No total, 25 pontos de ônibus serão monitorados.
Ao todo, serão 18 pórticos ao longo de 460 quilômetros de rodovias.
Continua após anúncio
A inadimplência e o endividamento estão muito presentes na realidade de milhares de brasileiros. Em fevereiro de 2022, 27% das famílias brasileiras não conseguiam cumprir suas obrigações financeiras; enquanto isso, o endividamento atingia 76% dos lares no mesmo período.
Endividamento é o mesmo que ter dívidas (como empréstimos e compras parceladas) a pagar. E quem deixa de pagar suas dívidas em dia, entra na inadimplência. De modo geral, é possível dizer que a principal causa do endividamento no Brasil é a incompatibilidade da renda com os gastos. Já a inadimplência é ter contas vencidas ou atrasadas, ou seja, está inadimplente quem deixa de pagar suas contas em dia. E esse descumprimento pode ser pontual ou recorrente, podendo prejudicar seu perfil de crédito. As causas da inadimplência são diversas e o mesmo cliente pode ter mais de um motivo para estar inadimplente. Outro ponto importante é a falta da educação financeira que está por trás de muitos casos.
Estar inadimplente não é o mesmo que estar negativado. Ainda que estar inadimplente seja uma condição para ser negativado, a negativação leva algum tempo para acontecer. Nesse período, o credor envia uma notificação ao cliente e informa um novo prazo para pagamento.
Se o cliente deixar de cumprir o novo prazo, aí sim, terá seu nome negativado. Se o nome do cliente estiver apontado em órgãos de proteção ao crédito, o perfil de crédito é impactado negativamente. Com isso, se torna muito difícil fazer negócio com lojas, bancos e financeiras porque, ao consultarem o CPF ou CNPJ do cliente, eles vão saber que existem dívidas em aberto.
Para sair da inadimplência, é importante entrar em contato com a empresa para a qual o cliente deve e renegociar as condições de pagamento. Os bancos estão acostumados a este tipo de situação e sempre oferecem novas condições. Saiba mais sobre esse tema no Blog da Afinz: https://afinz.com.br/blog/financas/educacao-financeira/diferenca-entre-dividas-e-inadimplencia/
Confira as oportunidades de trabalho em diferentes cidades e os sites para mais informações:
Parcela faz parte do programa Pé-de-Meia
Confeiteiras apostam em ovos menores e lembrancinhas para manter as vendas em alta
Análise de risco do novo crédito: o mentor de empresários, André Minucci, participou ao vivo do telejornal ‘Primeiro Impacto Regional’ desta quarta-feira (26) para falar sobre o assunto.
Há vagas em Sorocaba, Jundiaí, Itapetininga e Itu.
Receba notícias no seu celular
0 comentários