fernanda belo

Santa Casa de Sorocaba está lotada

O gestor da Santa Casa, Padre Flávio, informou que os leitos cirúrgicos do hospital estão lotados. São três os fatores para a ocupação máxima dos leitos cirúrgicos da entidade.

  • O primeiro seria o cancelamento das cirurgias eletivas em março, seguindo a orientação do Ministério da Saúde por conta da covid-19. E hoje essas cirurgias que antes eram eletivas se tornaram de urgência e emergência.
  • Outro fator seria os idosos que se não se trataram durante a pandemia e agora lotam a santa casa e as UPH’s para atendimento.
  • O último ponto abordado pelo gestor é em relação ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba e o novo regional que também estão lotados e não estão aceitando pacientes.

Por meio de nota, o CHS informou que está com ocupação máxima em todos os nichos de atendimento. São 350 leitos ativos e no momento a taxa de ocupação é a seguinte: 83% em leitos de enfermaria e 82% em leitos de UTI.

Texto publicado pelo Padre Flávio:

“Inúmeras pessoas estão me ligando implorando por uma vaga na santa casa que por sinal se encontra 100% lotada. Na minha opinião são vários os motivos que estão levando a saúde pública ao colapso. Abaixo enumero aquelas que julgo pertinentes para reflexão:

1) no mês de março o Ministério da Saúde sugeriu os estados cancelassem as cirurgias eletivas (não urgentes) devido a Covid-19 que por sinal era inexpressiva naquela ocasião em nossa cidade.

Cansei de ver por 4 meses os leitos cirúrgicos vazios na santa casa, *expressei em alto e bom tom  na imprensa sorocabana que tal medida era equivocada e que causaria uma explosão até o final do ano – dito e feito, *

Hoje estamos com a Santa Casa 100% lotada pois aquelas eletivas de transformaram em urgência/emergência;

2) além disso os idosos não se trataram durante a pandemia, muitos pararam o uso de medicação ou não trocaram as receitas – hoje o caos está instalado, nossos leitos clínicos estão lotados e nossas uph’s repleta de idosos;

3) pra piorar o conjunto hospitalar e o novo regional, também estão lotados e não estão aceitando novos pacientes, o cross do estado que não tem nenhum bom senso, nos envia  a todo momento vaga zero;

Tal fenômeno está acontecendo em todo Brasil, portanto peço a compreensão de todos. Obrigado! Pe. Flávio”

O Governo do Estado enviou uma nota explicando a situação:

“A regulação de pacientes para a unidade municipal da Santa Casa de Sorocaba está sob responsabilidade da Central de Regulação Municipal, de Sorocaba. Quando preciso, o município pode solicitar apoio ao Estado, por meio da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde).

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba e Hospital Regional de Sorocaba ‘Adib Domingos Jatene’ atuam com perfil regional, atendendo especialmente casos de média e alta complexidade. Ambos seguem aptos a assistir casos de COVID-19 e demais patologias conforme protocolos sanitários.

Quanto à Cross, é fundamental deixar claro que a “vaga zero” é prevista no SUS para casos com risco iminente, sendo dever constitucional dos serviços de saúde prestar atendimento a quem precisar.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!