Sebrae abre 20 mil vagas de capacitação gratuita em gestão e inovação em Sorocaba

Sebrae abre 20 mil vagas de capacitação gratuita em gestão e inovação em Sorocaba

Há quase um ano, a pandemia do covid-19 impactou severamente o setor produtivo, em especial, os pequenos negócios, cuja maioria (93%) suspendeu temporariamente as atividades. Passado o momento de choque, veio a recuperação. Pesquisa do Sebrae indica que 86% dos negócios retornaram à atividade, recuperaram faturamento e geraram empregos.

Além disso, o caminho do empreendedorismo foi escolhido para combater a falta de ocupação. Até o final de 2020, foram abertas 3,4 milhões de novas empresas, sendo 2,6 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs); no estado de são Paulo foram 518,7 mil e na região de Sorocaba 24,3 mil novos MEIs. Com isso, o MEI representa quase 80% das empresas abertas no ano de 2020.

As inscrições já estão abertas, sendo 30% para cursos técnicos, a ser ministrados pelo Senac e Senai e 70% vagas em cursos de gestão, ministrados pelo Sebrae-SP. Podem se inscrever pessoas que planejam a abertura do negócio próprio e também quem já tem empresa aberta e busca orientação para organizar o empreendimento.

Em 2020, mais de 165 mil empreendedores participaram dos cursos (62% de forma digital), em 631 municípios do estado de SP e foram liberados cerca de r$ 40 milhões a quase 3 mil empreendedores.

As outras 1.000 vagas são do programa ali – agente local de inovação, que promove o acesso de pequenos negócios à inovação tecnológica, pilar da estratégia de atendimento do Sebrae-SP neste ano. Nele, durante quatro meses, e gratuitamente, os agentes acompanham a empresa, realizam diagnóstico e propõem plano de ação inovação em processos, produtos e/ou gestão. Em Sorocaba, a meta é atender em 2021 mais de 1.000 micro e pequenas empresas, do comércio, da indústria e de serviços.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!