Muralha Eletrônica: sistema utiliza câmeras para monitorar veículos suspeitos em Sorocaba

Noticidade Noite, Segurança, Sorocaba, Tecnologia, Trânsito | 0 Comentários

TV Sorocaba

24 de julho de 2024

Compartilhe:

Em Sorocaba, o projeto Muralha Eletrônica utiliza tecnologia avançada para monitorar veículos 24 horas por dia, identificando irregularidades e permitindo ações rápidas das autoridades.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Em Sorocaba, a segurança ganhou um importante aliado: o projeto Muralha Eletrônica. Utilizando tecnologia avançada, o sistema monitora, 24 horas por dia, os veículos que circulam pelo município, identificando irregularidades de maneira eficiente e precisa.

No Centro de Controle Operacional de Sorocaba, localizado no Alto da Boa Vista e em funcionamento há um ano, mais de 30 profissionais acompanham as imagens capturadas por mais de 100 câmeras distribuídas pela cidade. Agora, com a Muralha Eletrônica, a vigilância se tornou ainda mais robusta.

O sistema, que faz a leitura das placas dos veículos, é capaz de detectar infrações. “São equipamentos que visam identificar as placas que passam e verificar se há algum problema administrativo ou criminal”, explica Carlos Paschoini, Secretário de Mobilidade de Sorocaba.

Inicialmente, seis câmeras foram instaladas em pontos estratégicos de entrada e saída da cidade. Um dos locais contemplados é a alça de acesso entre a Avenida Dom Aguirre e a Rodovia José Ermírio de Moraes, a Castelinho. Cada veículo que passa por esses pontos é registrado e monitorado.

Dessa forma, as autoridades podem acompanhar e abordar veículos suspeitos. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, através da Muralha Paulista, têm acesso às imagens em tempo real, permitindo ações rápidas e integradas com outras cidades.

Em breve, o 7º Batalhão da Polícia Militar vai inaugurar uma sala de operações dedicada ao monitoramento, o que auxiliará ainda mais no atendimento de ocorrências. Atualmente, esse espaço já é utilizado para observar a cidade e prevenir incidentes em locais com grandes aglomerações.

Para as próximas etapas do projeto em Sorocaba, a Secretaria de Mobilidade planeja a instalação de câmeras integradas ao sistema em bairros estratégicos, como Parque São Bento, Santa Rosália e Wannel Ville.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Polícia prende estrangeiros por fraude no Bolsa Família em Sorocaba

Polícia prende estrangeiros por fraude no Bolsa Família em Sorocaba

A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (30), dois estrangeiros em flagrante, após tentarem realizar saques do Bolsa Família com documentos falsos na agência da Caixa Econômica Federal do Além Ponte, em Sorocaba. Ambos os suspeitos, de origem angolana, usaram identidades falsificadas.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!