Sorocaba completa 366 anos de emancipação política administrativa neste sábado, 15 de agosto. Pra falar da cidade é preciso mostrar o potencial em termos de educação, inovação e tecnologia. Estes pilares marcam a busca constante por desenvolvimento.
Será um aniversário diferente pra cidade que costuma ter um desfile tradicional todo ano. A celebração não vai acontecer em 2020 por causa do coronavírus. Mas há uma característica que nem mesmo uma pandemia é capaz de mudar: Sorocaba que já foi considerada a manchester paulista pelas semelhanças com a cidade inglesa ainda mantém a capacidade de polo industrial.
Atualmente, quase 2.500 empresas estão instaladas no município. 67% delas são microempresas, 18% de pequeno porte e 15% de médio e grande porte. A indústria sorocabana gera em média 12 mil empregos por ano, segundo dados reunidos nos últimos cinco anos pelo cadastro geral de empregados e desempregados, o CAGED.
E pra manter a vocação tradicional do município, os pilares precisam estar unidos, com harmonia. O Parque Tecnológico de Sorocaba, um espaço que existe desde 2012 e é muito importante para o desenvolvimento da cidade, promove educação, inovação e tecnologia ajudando a fazer a diferença em projetos e negócios. Nos três últimos anos, pelo menos 100 projetos saíram do papel.
E existem centros universitários que decidiram apostar na região de Sorocaba. A Belas Artes se instalou em 2017 e oferece mais de 90 possibilidades, entre graduação, pós-graduação e cursos livres. A aposta foi tão alta que este é o primeiro espaço fora da cidade de São Paulo, onde fica a sede da instituição.
O último número oficial relacionado ao ensino superior na cidade foi divulgado em 2017, quando Sorocaba tinha pouco mais de 27 mil alunos matriculados em universidades. E se Sorocaba vai comemorar 366 anos de história, boa parte disso se torna possível graças às pessoas e também às instituições que fazem a diferença na cidade.
https://youtu.be/EvPZt7B07BE
0 comentários