Sorocaba adota novo método de rastreamento do câncer do colo de útero

Saúde, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

26 de março de 2024

Compartilhe:

O município de Sorocaba passou a ter um novo método que permite o rastreamento do câncer de colo de útero por genotipagem para o HPV.

Acessórios usados no método.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

O município de Sorocaba passou a ter um novo método que permite o rastreamento do câncer de colo de útero por genotipagem para o HPV. O procedimento começou a ser ofertado neste mês e é realizado pela rede pública de saúde no CMAE, Centro Municipal de Atendimento Especializado, e dentro do Ônibus Rosa para as mulheres que forem até o veículo, em que são ofertadas senhas diariamente.

Sorocaba é a única cidade do estado de São Paulo a ofertar o procedimento. No Brasil, o rastreamento por genotipagem também é realizado nos estados do Piauí e Paraná. O novo método adquirido permite que as mulheres que possuem o vírus sejam identificadas antes mesmo de aparecerem as lesões, enquanto o procedimento tradicional possibilita a identificação somente após o aparecimento das feridas. A prefeitura adquiriu mil testes e uma análise será feita a partir dos resultados para verificar a possibilidade de ser fornecido de forma definitiva na rede de saúde da cidade.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!