Sorocaba e região pode ter “chuva preta”

Chuva, Clima, Meio Ambiente, Notícia Regional, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

13 de setembro de 2024

Compartilhe:

Com a variação de queda de temperatura e chuva possível, a fuligem presente no ar pode ser precipitada, formando a "chuva preta".

Balde cheio de água após chuva preta.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Um alerta emitido pela Metsul Meteorologia aponta a possibilidade da chamada chuva preta em cidades da nossa região por conta da poluição provocada pelas queimadas registradas ao longo das últimas semanas.

O fenômeno já foi registrado em cidades do Rio Grande do Sul, após o aumento da onda de calor, tempo seco e a fumaça de incêndios que afetaram várias regiões do Brasil, deixando o ar poluído.

Isso ocorre quando partículas de fumaça provenientes das queimadas e incêndios florestais, especialmente em regiões como a Amazônia e o cerrado, se misturam com a umidade das nuvens. Com a variação de queda de temperatura e chuva possível, a fuligem presente no ar pode ser precipitada, formando a “chuva preta”.

Esse processo resultou na transição de água escura, o que caracteriza o termo “chuva preta”. O fenômeno acontece, geralmente, em condições de calor intenso e tempo seco, que facilitam a suspensão de fumaça e partículas no ar. Quando essas partículas entram em contato com a umidade das nuvens, acabam sendo arrastadas para o solo junto com a chuva. O tenente da Defesa Civil, Maxwell de Souza, explicou que a chuva pode ser tóxica e, por isso, a orientação é evitar o contato. Veja no vídeo, a explicação completa.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!