Sorocaba está sem registro de casos de sarampo em 2021

Sorocaba está sem registro de casos de sarampo em 2021

O número de casos de sarampo caiu muito em todo o Estado de São Paulo. Em Sorocaba, por exemplo, não existe nenhum registro da doença este ano. O uso de máscara pode estar contribuindo para isso.

É por meio de gotículas respiratórias ao tossir e espirrar, por exemplo, que o sarampo se espalha pelo ar. Essa é a forma de propagação mais comum e uma pessoa infectada pelo sarampo pode transmitir a doença para até 18 pessoas. Apesar do alto contágio, o que chama a atenção é que o número de casos de sarampo diminuiu nos últimos anos

Desde o ano passado, o número de casos de sarampo caiu 99,5% no estado de São Paulo. Aqui em Sorocaba também teve queda. Em 2019 foram registrados 76 casos de sarampo, no ano passado, foram 5 e neste ano, até o momento, nenhum caso.

O uso das máscaras de proteção durante a pandemia é um fator que pode ter contribuído para essa queda, é o que diz a secretaria de saúde de Sorocaba.

Outras cidades da região apresentam dados semelhantes: em Itapetininga, nove casos de sarampo foram registrados em 2019. No ano seguinte, cinco casos e em 2021, até o momento, sem casos. Em Votorantim, o último registro foi em 2019, quando houve nove casos.

Vale lembrar que o sarampo pode ser evitado com vacina e essas estratégias de imunização são fundamentais para combater a doença. A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!