Sorocaba inicia campanha contra a tuberculose

Sorocaba inicia campanha contra a tuberculose

Começou nesta segunda-feira (13), a campanha contra a tuberculose em Sorocaba. A ação é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas unidades de urgência e emergência (UPHs, PAs e UPA), no Same (Serviço de Atendimento Municipal Especializado) e segue até 24 de setembro.

A campanha tem como objetivo informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame de escarro, caso apresentem os sinais característicos. No ano de 2021, Sorocaba registrou 100 casos da doença, número considerado baixo.

É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose apresentam a forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce, por meio da busca ativa do sintomático respiratório, é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento adequado.

Para o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas, a orientação é procurar uma unidade de saúde, para que seja examinado e realize o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Depois de 48 horas, o paciente tem o resultado. Caso seja positivo, a pessoa é direcionada para o tratamento, que é realizado na policlínica municipal, por meio do programa de controle da tuberculose.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!