Sorocaba recebe 1.862 doses da vacina contra a dengue para segunda aplicação

Dengue, Saúde, Sorocaba | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

22 de agosto de 2024

Compartilhe:

Sorocaba recebeu 1.862 doses da vacina contra a dengue destinadas à segunda aplicação em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Até agora, mais de 300 jovens completaram o esquema vacinal, e a vacinação segue disponível nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A ação é parte do esforço para conter o avanço da doença, que já registrou quase 47 mil casos e 41 mortes na cidade em 2024.

Sorocaba recebe 1.862 doses da vacina contra a dengue para segunda aplicação

Imagem: Sergio Sakayemura - TV Sorocaba SBT

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Nesta quinta-feira (22), Sorocaba iniciou a aplicação da segunda dose da vacina Qdenga, destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que já receberam a primeira dose. Ao todo, a cidade recebeu 1.862 doses para completar o esquema vacinal desse grupo. A vacinação acontece nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, seguindo os horários de cada unidade.

Até o momento, 11.011 jovens foram vacinados com a primeira dose da Qdenga, e 302 já receberam a segunda. A expectativa é que, com a nova remessa de imunizantes, mais crianças e adolescentes possam ser completamente vacinados contra a dengue.

Sorocaba enfrenta um cenário preocupante em relação à dengue. Em 2024, a cidade já registrou 46.862 casos confirmados da doença, sendo 41 óbitos confirmados e oito mortes ainda em investigação.

O esquema completo da vacina Qdenga é composto por duas doses, aplicadas com um intervalo de três meses. Pacientes que contraírem a dengue após a primeira dose devem aguardar 30 dias após o início da doença para receber a segunda aplicação.

A supervisora da Central de Vacinas, Daniela Camargo, reforça a importância da vacinação: “A imunização é essencial para proteger nossas crianças e adolescentes contra os efeitos graves da dengue”.

Além das vacinas contra a dengue, as UBSs de Sorocaba seguem orientações para a aplicação simultânea de outras vacinas, garantindo que o calendário vacinal das crianças esteja em dia.

A biomédica Elaine Cristina Doná Corazza, que acompanhou sua filha Manuela de 11 anos para a segunda dose, compartilhou a importância de manter as vacinas em dia. “Já tive dengue duas vezes e sei os riscos que essa doença traz. Proteger minha filha é prioridade”, afirma Elaine, orgulhosa de ver a carteirinha de vacinas de Manuela atualizada.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!