Sorocaba registra 771 casos de dengue em 2025

Dengue, Sorocaba | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

18 de fevereiro de 2025

Compartilhe:

Índice larvário de Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, aumentou 325% no município

Imagem do mosquito da dengue.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Sorocaba está em atenção em relação à dengue, com 771 casos confirmados e uma morte registrada. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde (SES), o número de casos aumentou significativamente em relação ao último comunicado. Desse total, 705 são autóctones, 62 importados e quatro indeterminado. Além disso, a cidade tem duas mortes em investigação.

O índice larvário de Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, aumentou 325% no município. Em outubro de 2024, a Divisão de Zoonoses encontrou dois recipientes com larvas do mosquito a cada dez casas visitadas. Em janeiro de 2025, os agentes encontraram 8,5 pontos de contaminação na mesma amostra de residências visitadas.

A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) registrou 1.661 casos, com Sorocaba concentrando a maior parte e sendo o único município com óbito pela arbovirose. Tatuí e Itu são as cidades com mais confirmações, com 259 e 236 casos, respectivamente.

A Vigilância Epidemiológica Municipal atribui o aumento de casos à alta temperatura, incidência de chuvas e criadouros em todas as regiões. Para diminuir as confirmações, a Secretaria da Saúde realiza várias ações, incluindo visitas de combate a arboviroses, remoção de inservíveis, atividades educativas e autuações. Além disso, foi iniciada uma campanha contra a dengue em 2025.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!