Sorocaba registra a primeira morte por dengue este ano

Dengue, Saúde, Sorocaba | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

20 de janeiro de 2025

Compartilhe:

A vítima é uma mulher de 58 anos, que sofria de hipertensão e diabetes, faleceu em 9 de janeiro em um hospital público da cidade.

Mosquito da dengue.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Sorocaba registrou o primeiro óbito causado pela dengue este ano. Uma mulher de 58 anos, que sofria de hipertensão e diabetes, faleceu em 9 de janeiro em um hospital público da cidade. De acordo com a Secretaria da Saúde, a vítima contraiu a doença em Sorocaba. Até o momento, a cidade registra 151 casos confirmados de dengue, sendo 121 autóctones e 30 importados.

O último ano foi crítico para a dengue na cidade e na região. Em Sorocaba, foram confirmados 46.786 casos de dengue, resultando em 48 mortes.

A Secretaria da Saúde reforça a importância das medidas preventivas para evitar a propagação da doença. Para isso, é fundamental eliminar locais que acumulem água parada, manter a casa limpa e organizada, usar repelentes e inseticidas, evitar áreas com alta incidência de mosquitos e buscar atendimento médico imediato em caso de sintomas.

Ações em Itu

Em Itu, foi lançado nesta segunda-feira o plano de enfrentamento à dengue. O objetivo geral é sistematizar e integrar ações de vigilância e controle, além dos objetivos específicos de detectar precocemente situações de risco e a ocorrência de casos suspeitos, manter a letalidade por dengue abaixo de 1%, monitorar a introdução de novos sorotipos, detectar precocemente a introdução dos vírus Chikungunya e Zika.
O trabalho de combate às arboviroses no município de Itu ocorre de forma contínua, independente do registro de casos da doença. Esse trabalho envolve diversos serviços como o de Vigilância Epidemiológica (Viep), Controle de Vetores, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h e Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!