A Zoonoses de Sorocaba confirmou nesta quarta-feira (24) o primeiro caso positivo de raiva em morcego em 2024. O animal foi encontrado no dia 1º de julho no Jardim das Magnólias.
Diante deste caso, a orientação é que a população fique atenta e entre em contato com a Zoonoses imediatamente ao encontrar um morcego em situações incomuns, como voando durante o dia ou caído no chão. O telefone para contato é (15) 3229-7333.
É importante ressaltar que, ao encontrar um morcego nessas condições, a pessoa deve evitar o contato direto com o animal. A recomendação é colocar um balde ou uma caixa sobre o morcego e aguardar a chegada dos profissionais da Zoonoses.
A raiva é uma doença infecciosa aguda, geralmente fatal, causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central. Ela é transmitida através da mordida de animais infectados, principalmente morcegos. Os sintomas da raiva em humanos podem incluir febre, dor de cabeça, mal-estar, ansiedade, agitação, dificuldade para engolir, salivação excessiva e paralisia.
0 comentários