Esta segunda-feira (31) é o dia mundial sem tabaco. Especialistas alertam para o risco que fumantes têm em caso de contaminação com a covid-19.
O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, encontrada em produtos à base de tabaco. A nicotina é uma substância psicoativa, gera aquela sensação de prazer e induz ao vício. De acordo com a organização mundial da saúde, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano.
Um ponto importante é a relação entre o tabagismo e a covid 19. O tabagismo é considerado fator de risco para o coronavírus. O fumante acaba tendo mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco afeta os pulmões de maneira que pode aumentar o risco de desenvolvimento da forma grave da doença. O tabaco causa diversos tipos de inflamação que prejudicam os mecanismos de defesa do organismo, o que leva os fumantes a serem mais suscetíveis a infecções por vírus, bactérias e fungos. Como consequência, são acometidos com mais frequência por doenças como sinusite, pneumonia e tuberculose.
https://youtu.be/pGvvT93y7SU
0 comentários