Tatuí intensifica combate à dengue após aumento de casos

Dengue, Saúde, Tatuí | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

4 de fevereiro de 2025

Compartilhe:

Com a chegada do período epidêmico, que se estende até maio, as autoridades alertam sobre a importância da prevenção.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

O aumento dos casos de dengue em Tatuí tem mobilizado a Prefeitura e os agentes de saúde para reforçar as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Apenas em janeiro, mais de 30 casos foram registrados na cidade. No ano passado, os números foram ainda mais alarmantes: mais de 800 ocorrências, sendo 334 apenas em maio. Com a chegada do período epidêmico, que se estende até maio, as autoridades alertam sobre a importância da prevenção.

No bairro Vila CESP, um dos pontos mais preocupantes, é comum encontrar objetos abandonados como garrafas de vidro, pneus e embalagens que acumulam água e se tornam criadouros do mosquito. Para combater o problema, os agentes de saúde estão intensificando as visitas às residências, orientando moradores e eliminando possíveis focos da doença.

A faxineira Lourdes Machado é um exemplo de colaboração. Ela autorizou a vistoria em sua casa e seguiu todas as recomendações dos agentes. “Eu limpo, deixo tudo limpinho. Não tenho flor, rosa, só uso flor descartável”, afirmou.

Segundo o secretário de Saúde de Tatuí, Fábio Pereira de Almeida, além das visitas e da conscientização, a Prefeitura está estruturando um espaço exclusivo para atendimento de pacientes com dengue. “A Prefeitura está se preparando para ter um local com equipe de saúde e atendimento específico para os pacientes que precisam, de forma contingencial e relativamente separada dos demais, com medicação e hidratação”, explicou o secretário.

Quem já teve dengue sabe bem como a doença pode ser debilitante. Lourdes Machado relembra sua experiência com a infecção: “Fiquei um mês na cama, não conseguia nem levantar… soro, soro, soro… até hoje sinto as consequências”.

A população pode ajudar no combate à doença ao eliminar possíveis criadouros do mosquito e permitir a entrada dos agentes de saúde em suas residências. Pequenas atitudes fazem a diferença na prevenção da dengue e na segurança de toda a comunidade.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!