Três pessoas são presas em Jundiaí em operação contra abuso sexual infanto-juvenil

Jundiaí, Policial | 0 Comentários

TV Sorocaba

19 de novembro de 2024

Compartilhe:

As prisões ocorreram após a perícia comprovar a presença de conteúdo ilegal nos dispositivos.

Policial investigando o caso de abuso sexual infanto-juvenil no computador.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (19) a Operação Escudo da Pureza, com o objetivo de reprimir crimes de abuso sexual infanto-juvenil. A ação ocorre nas cidades de Campinas, Jundiaí, Mogi Mirim e Itobi, no interior de São Paulo. Até o momento, quatro pessoas foram presas em flagrante: três em Jundiaí e uma em Mogi Mirim.

Ao todo, 60 policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelas varas federais de Campinas, Jundiaí e São João da Boa Vista. Os alvos são suspeitos de armazenar e compartilhar material com conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil na internet.

As investigações começaram em 2024, utilizando ferramentas cibernéticas que rastreiam usuários envolvidos na disseminação desses conteúdos. Além de interromper o compartilhamento e armazenamento de arquivos ilícitos, a operação busca identificar se os investigados participaram da produção dos materiais e resgatar possíveis vítimas.

Dispositivos eletrônicos apreendidos estão sendo analisados pelo núcleo técnico-científico da Delegacia da Polícia Federal em Campinas. As prisões ocorreram após a perícia comprovar a presença de conteúdo ilegal nos dispositivos.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de compartilhamento e armazenamento de pornografia infantil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com penas de até 10 anos de prisão. Caso seja confirmada a participação na produção dos arquivos ou a prática de estupro de vulnerável, a pena pode chegar a 23 anos. O nome da operação, Escudo da Pureza, faz alusão à missão da Polícia Federal de proteger crianças e adolescentes contra abusadores que utilizam a internet para explorar e disseminar conteúdos ilícitos. A corporação reforça a importância de pais e responsáveis monitorarem a atividade online de seus filhos, destacando a prevenção como ferramenta essencial para a segurança no ambiente digital.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Polícia do Rio prende namorado de jovem desaparecida em Itu

Corpo carbonizado em veículo pode ser de jovem desaparecida em Itu

As investigações apontam para o envolvimento do namorado da vítima, que está desaparecido. A polícia encontrou manchas de sangue na residência da vítima, localizada no bairro Cidade Nova. Um celular e um facão com vestígios de sangue foram apreendidos no local.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!