Urnas começam a ser preparadas para eleições

Eleições 2024 | 0 Comentários

TV Sorocaba

27 de setembro de 2024

Compartilhe:

Depois de dois anos guardadas, as urnas eletrônicas deixaram as caixas.

Urna eletrônica sendo preparada.

Notícias Recentes

Carreta invade comércio após motorista passar mal

Carreta invade comércio após motorista passar mal

Uma carreta invadiu um comércio na Marginal do Rio Jundiaí, no bairro Ponte Seca, em Várzea Paulista, Na madrugada desta quinta-feira, após o motorista sofrer um mal súbito. O condutor foi encaminhado ao hospital, recebeu atendimento para ferimentos leves e já teve alta.

Homem é condenado a 23 anos de prisão por morte em Ibiúna

Homem é condenado a 23 anos de prisão por morte em Ibiúna

Tribunal condena réu a 23 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado pelo assassinato de Reinaldo Antônio de Moura, morto a tiros em frente à sua residência. O julgamento aconteceu no Fórum de Ibiúna, com forte presença de familiares e amigos da vítima, que pedem justiça.

Vaca sobe em telhado e causa danos a casa em Itapetininga

Vaca sobe em telhado e causa danos a casa em Itapetininga

Uma vaca fugiu de sua propriedade e acabou no telhado de uma casa na Vila Piedade, em Itapetininga. Parte das telhas se quebraram devido ao peso do animal, mas ninguém se feriu. O dono do animal se comprometeu a reparar os danos.

Continua após anúncio

Daqui pouco mais de uma semana, os eleitores têm um compromisso com as urnas no primeiro turno das eleições municipais. E esses equipamentos, tão importantes para a escolha de prefeitos e vereadores, já estão quase prontos para o dia de votação.

Depois de dois anos guardadas, as urnas eletrônicas deixaram as caixas. É a reta final dos preparativos para o dia da votação. Nesta sexta-feira (27), começou o procedimento chamado de cerimônia de preparação e auditoria das urnas eletrônicas, que deve durar até domingo (29).

De acordo com a Justiça Eleitoral, no estado de São Paulo são mais de 114 mil urnas. Somente em Sorocaba, são 2 mil. Dessas, 1642 irão para seções eleitorais. As restantes ficam como reserva no caso de alguma delas precisar ser trocada.

Para garantir que todas funcionem corretamente é feito o procedimento de inserção das mídias e verificação de funcionamento. Cerca de 40 pessoas, entre servidores do cartório e auxiliares convocados, participam do procedimento. Depois de inserir as mídias e conferir se tudo está funcionando normalmente, os auxiliares de urna lacram os equipamentos. São oito lacres no total. Três no terminal do mesário e cinco no do eleitor. Depois de guardadas, as urnas só saem novamente dois dias antes das eleições.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Mesários de Jundiaí denunciam recebimento de água vencida

Mesários de Jundiaí denunciam recebimento de água vencida

Mesários que trabalharam no segundo turno das eleições em Jundiaí relataram que receberam kits de alimentação com garrafas de água vencidas, datadas de 27 de agosto de 2019. A Prefeitura informou que investigará o caso e que a empresa fornecedora poderá ser penalizada.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!