Equipamento deve permitir comunicação direta com a Guarda Municipal
Desde 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de dose única, válida para toda a vida.
Equipamento deve permitir comunicação direta com a Guarda Municipal
Milhares de pessoas acompanharam o cortejo, que saiu da Praça São Pedro e se encerrou na Basílica de Santa Maria Maior
Ação acontece em todas as unidades de saúde da área urbana
Prefeitura afasta médica que fez atendimento ao menino de 1 ano e sete meses
Continua após anúncio
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) confirmou que exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL) detectaram a presença do vírus da febre amarela em um primata encontrado em Pinhalzinho, na região de Campinas. O caso soma-se a outros quatro registros semelhantes em Ribeirão Preto.
Apesar da detecção, a SES-SP ressalta que os macacos não transmitem a doença, mas funcionam como importantes sentinelas para identificar a circulação do vírus em áreas de risco.
Para prevenir a disseminação da febre amarela, a SES-SP enviou 75 mil doses da vacina para a região de Campinas e outras 55 mil para Ribeirão Preto. A vacina, disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde, é a principal forma de prevenção. Desde 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de dose única, válida para toda a vida.
Sorocaba: Não há registros de febre amarela entre 2023 e 2025. A cobertura vacinal na cidade está em 69,95% para crianças menores de 1 ano e 36,5% para crianças de 4 e 5 anos (reforço). A vacina está disponível nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
Jundiaí: O município não registrou casos confirmados ou suspeitos da doença em 2025. Com um estoque de 7.950 doses da vacina, Jundiaí está preparada para atender à demanda, mesmo em caso de aumento na procura. Em 2024, foram aplicadas 14.292 doses.
A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos silvestres, como Haemagogus e Sabethes, e não por macacos. Os sintomas iniciais incluem febre súbita, dores no corpo, calafrios, náuseas e fadiga. Casos graves podem causar icterícia (amarelamento da pele). Caso apresente esses sinais, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente. A SES-SP continuará monitorando a situação, realizando reuniões com regionais de saúde para alinhar estratégias de vacinação e controle do vetor em todo o estado.
Equipamento deve permitir comunicação direta com a Guarda Municipal
Ação acontece em todas as unidades de saúde da área urbana
Primeira turma conta com 12 participantes.
Tem rock, country pagode e muito mais!
Convite é voltado para os familiares dos “pracinhas”
Receba notícias no seu celular
0 comentários