Em tempos de pandemia, as tradicionais comemorações de junho terão que ser adaptadas pelos consumidores. Neste período de festas juninas, os supermercados vão oferecer os produtos típicos da época, como em todos os anos, porém, com uma expectativa de vendas menor.
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) realizou uma pesquisa com seus associados para avaliar como a pandemia da covid-19 está impactando o mês de junho – época tradicionalmente boa para o comércio varejista alimentar.
A pesquisa identificou um crescimento médio de 0,6% no Estado de São Paulo da projeção de vendas neste período junino. Bem menor que 2019, quando o mês de junho teve alta de 3,7% nas vendas. As categorias analisadas pelo estudo contemplaram os doces, frutas, bebidas (não alcoólicas e alcoólicas), balas e ingredientes para produção de bolos típicos.
Para o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, a queda se deve principalmente a dois fatores.
“A não realização de eventos juninos devido a orientação de se evitar aglomerações e a falta de procura dos restaurantes para oferecer doces e produtos típicos aos clientes são as principais causas para esta queda. Vivemos um cenário atípico em que pesquisas recentes apontam que o consumidor vem diminuindo o consumo de supérfluos dentro da pandemia, agravado pelo cenário econômico atual”, comentou.
https://www.youtube.com/watch?v=BltjN76sGuY&feature=youtu.be
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