Em Tatuí, um projeto do Tribunal de Justiça em parceria com a Fatec da cidade está desenvolvendo ventiladores pulmonares. Os aparelhos vão ser testados na Santa Casa da cidade.
O primeiro protótipo foi produzido em apenas quatro meses. O investimento foi de seis mil reais. O ventilador pulmonar foi construído por alunos e por professores do curso de automação industrial da Fatec de Tatuí.
O modelo segue as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e internacionais. Agora, a próxima etapa é testar o aparelho na Santa Casa. O procedimento vai ser feito por uma equipe médica e intensivistas do local.
Para o juiz Marcelo Nalesso Salmaso o alto custo desses equipamentos o fez procurar a Fatec para desenvolver os equipamentos com baixo custo. Ao todo, a Justiça de São Paulo vai destinar 40 mil reais para o projeto. Esse valor é arrecadado em penas pecuniárias, que são alternativas às penas privativas de liberdade.
A ideia é produzir outros cinco protótipos para serem utilizados no combate ao novo coronavírus. Desta forma, os equipamentos passariam por uma segunda fase de testes nos laboratórios credenciados seguido do registro na Anvisa.
https://www.youtube.com/watch?v=DdEUtTxM-xw&feature=youtu.be
0 comentários