Viva com saúde: campanha Abril Vermelho alerta sobre os riscos da hipertensão

Saúde, Viva com Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

11 de abril de 2025

Compartilhe:

A campanha Abril Vermelho reforça a importância do acompanhamento médico regular e de hábitos saudáveis para prevenir complicações.

Médico falando sobre a hipertensão.

Notícias Recentes

Sextou! traz atrações culturais do fim de semana

Sextou! traz atrações culturais do fim de semana

Rodolfo Quaranta também entrevistou a dupla Zezé de Camargo e Luciano, que há seis anos não se apresentava em Sorocaba. A entrevista foi ao ar no Primeiro Impacto Regional desta sexta.

Continua após anúncio

A hipertensão arterial é um problema de saúde que afeta quase 30% da população brasileira. Para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do controle da doença, foi criada a campanha Abril Vermelho, que acontece durante todo este mês.

Leoci Cardoso da Costa, de 62 anos, moradora de Sorocaba, convive com a pressão alta desde os 24. Ela descobriu a condição durante a gravidez e relata que o histórico familiar foi determinante. Pais e irmãos também enfrentaram o problema.

Hoje, ela depende de dois medicamentos diários e teve que mudar a rotina, com novos hábitos, para cuidar da saúde.

De acordo com o levantamento mais recente do Ministério da Saúde, realizado em 2024, a hipertensão atinge 28% da população brasileira. O índice é mais alto entre as mulheres, com 29%, enquanto entre os homens é de 26,4%.

A pressão é considerada alta quando os níveis ultrapassam 14 por 9. O grande risco está no fato de que a maioria dos casos não apresenta sintomas. Segundo o cardiologista Alberto Henrique de Oliveira, é uma doença multifatorial. Ele explica que a maioria dos casos está ligada a um padrão familiar, perfil genético. Há outras causas mais raras, como alguns tipos de tumores. Embora não tenha cura, a hipertensão pode ser controlada com tratamento adequado, garantindo qualidade de vida. A campanha Abril Vermelho reforça a importância do acompanhamento médico regular e de hábitos saudáveis para prevenir complicações.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!