Viva com saúde: vacina é a principal forma de prevenir câncer do colo do útero

Saúde, Vacinação, Viva com Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

25 de abril de 2025

Compartilhe:

Iara enfrentou a doença por três anos e, em 2023, concluiu a última sessão de quimioterapia.

Paciente que teve câncer do colo de útero.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Informação e conscientização podem fazer toda a diferença no tratamento de uma doença. Isso é ainda mais importante quando o assunto é câncer do colo do útero, o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil. Diferente de outros tumores, ele pode ser prevenido com uma vacina.

A fisioterapeuta Iara Saldanha sempre teve um estilo de vida saudável. Praticava atividades físicas, mantinha uma boa alimentação e cuidava da saúde. No entanto, em 2021, a vida dela mudou completamente. Os primeiros sinais da doença surgiram com sintomas intensos como fadiga e náusea. Após uma hemorragia grave e várias consultas médicas, ela recebeu o diagnóstico de câncer do colo do útero.

Iara enfrentou a doença por três anos e, em 2023, concluiu a última sessão de quimioterapia. O momento foi comemorado com uma carreata organizada por amigos e familiares.

Essa doença é causada, na maioria das vezes, pelo HPV — o papilomavírus humano. A transmissão ocorre principalmente por meio de relações sexuais e o vírus pode provocar alterações nas células do colo do útero.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2023 e o fim de 2025, são estimados mais de 17 mil novos casos da doença, o que representa uma incidência de quase 16 casos a cada 100 mil mulheres. A principal forma de prevenção é a vacinação contra o HPV, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde para meninas e meninos de 9 a 14 anos.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!