Volta às aulas para 60 mil alunos da rede Municipal

Educação, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

5 de fevereiro de 2020

Compartilhe:

Volta às aulas para 60 mil alunos das 165 unidades escolares da rede municipal de ensino, em Sorocaba...

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Volta às aulas para 60 mil alunos das 165 unidades escolares da rede municipal de ensino, em Sorocaba. No retorno tem novo material didático para os alunos e alguns problemas também.

De acordo com a Secretaria da Educação (SEDU) as aulas da rede municipal de ensino iniciaram nesta quarta-feira, dia 5 de fevereiro e vão até o dia 18 de dezembro. A estimativa é de que cerca de 60 mil alunos sejam atendidos nas unidades escolares municipais de Sorocaba em 2020.

Este ano a rede não contará mais com os materiais didáticos do Serviço Social da Indústria (SESI), que teve o contrato concluído em dezembro de 2019. Neste próximo período letivo serão utilizados os livros didáticos do programa nacional do livro e do material didático (PNLD) sem custo adicional ao município.

Com a descontinuidade do contrato do SESI, a prefeitura deixou de despender r$9 milhões com o material. Este montante deverá ser revertido em construção, ampliação e reforma das unidades escolares. Mesmo com a alteração dos livros o ensino não será afetado, pois os alunos receberão material da fundação para o desenvolvimento da educação (FDE) de acordo com a escolha das próprias unidades escolares e também da equipe gestora pedagógica da secretaria da educação, uma vez que a SEDU segue o currículo estadual de ensino, que está de acordo com o currículo nacional (BNCC).

A prefeita Jaqueline Coutinho entregou no final do mês passado os materiais escolares das escolas municipais. Os cerca de 60 mil alunos que matriculados em 165 unidades municipais neste ano receberão alguns itens da listagem de materiais da compra remanescente de 2019.

Para completar os itens que faltavam nos kits, a prefeitura está investindo cerca de r$ 1,5 milhão em uma nova compra. O valor inclui também a aquisição de materiais do fundo para o desenvolvimento da educação (FDE) que atenderá a pré-escola. A previsão de entrega total dos materiais complementares é para o início de março.

A lista contém variados materiais, como: caderno brochura; bloco A3; cola branca; massa para modelar; papel sulfite; tinta guache (seis cores diferentes); giz de cera; apontador; borracha; lápis de cor; lápis preto; saco plástico; canetinha hidrográfica; pincel; tesoura sem ponta; régua; caneta; caderno espiral e caderno de desenho e será entregue de acordo com cada etapa.

O berçário contará com um item para uso individual e 11 para uso coletivo; a turma de creche 1 receberá dois itens para uso individual e 11 para uso coletivo; as creches 2 e 3 serão contemplados com seis itens para uso individual e 11 para uso coletivo e a pré-escola contará com 13 itens individuais e dois para uso coletivo. Já o ensino fundamental terá 13 itens individuais e duas para uso coletivo e a etapa de educação de jovens e adultos (eja) receberá 12 itens individuais e um para uso coletivo.

Por decisão da prefeitura, este ano a rede municipal de ensino não contará com os materiais didáticos do Serviço Social da Indústria (SESI), que teve o contrato concluído em dezembro de 2019. Com a descontinuidade da parceria com o SESI, a prefeitura deixou de custear o material usado no ano passado. Neste ano, serão distribuídos os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) oferecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!