Volume de chuvas em Mairinque no primeiro trimestre de 2021 é 45% menor que em 2020

Mairinque, Notícia Regional | 0 Comentários

TV Sorocaba

13 de abril de 2021

Compartilhe:

Volume de chuvas em Mairinque no primeiro trimestre de 2021 é 45% menor que em 2020

O primeiro trimestre de 2021, no município de Mairinque, foi o mais seco dos últimos quatro anos, de acordo com dados da rede pluviométrica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável por medir o volume de chuvas em todo o estado de São Paulo. Janeiro, fevereiro e março acumularam 240 milímetros de chuva na cidade, índice 45% menor que o registrado no mesmo período em 2020, que foi de 437 milímetros.

Na cidade, a média histórica para o período é de 465 milímetros de chuva, o que significa que as precipitações de 2021 ficaram 48,4% abaixo da média esperada para os três primeiros meses do ano.

A menor ocorrência de chuvas segue o padrão climático do último verão e confirma as previsões do boletim climatológico elaborado pelo Instituto Internacional de Pesquisa em Clima e Sociedade (IRI-CPC), que indica que as chuvas neste primeiro semestre do ano devem se manter abaixo da média.

Diante desse contexto, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, reforça as recomendações por um consumo consciente de água.

O verão mais seco de 2021 é explicado pela climatologia como consequência da influência do fenômeno la ninã, que é capaz de modificar a distribuição de calor, a concentração de chuvas, aumentar a velocidade dos ventos, entre outras mudanças em diversas regiões do planeta. Resumidamente, o la ninã provoca o esfriamento das águas do oceano pacífico. E, como consequência, a água evapora menos, formam-se menos nuvens e há menos precipitação.

De acordo com dados do portal de meteorologia do Climatempo, o outono deste ano deve apresentar volumes médios de chuva na região sudeste em comparação com os meses de verão, podendo, inclusive, ficar abaixo da média histórica, enquanto as temperaturas tendem a ficar altas.

https://youtu.be/lHJubG3mhRQ

Parcerias

Notícias Recentes

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!