apoio-psicologico-sorocaba-coronavirus

Prefeitura de Sorocaba abre canal telefônico para apoio psicológico.

A Prefeitura de Sorocaba inicia nesta terça-feira (12) a “escuta acolhedora”. O serviço telefônico será prestado por psicólogos e terapeutas ocupacionais e atenderá pelo número 3238-2400 das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Veja também: Polícia Civil alerta para golpes bancários.

Segundo a secretaria, a “escuta acolhedora” é um trabalho liderado pela coordenação de saúde mental do município, com apoio da divisão de educação em saúde, através da residência multiprofissional de saúde mental com ênfase na atenção básica. O foco do projeto é oferecer apoio emocional à população em geral afetada pela covid-19 e também aos profissionais da área de saúde que estão na linha de frente de combate à doença.

Inicialmente, o serviço contará com quatro ramais para atender a população. O atendimento, feito por psicólogo ou terapeuta ocupacional, terá uma duração média de 30 minutos por conta da necessidade do vínculo e abordagem, por tratar-se de uma assistência em saúde mental.

Veja também: Centro universitário produz caixas proteção de intubação para hospitais.

Para a coordenadora de saúde mental, Eline Vitor, a proposta da “escuta acolhedora” consiste em oferecer um serviço de teleatendimento em saúde mental.

“Começaremos trabalhando na busca ativa para acolhimento dos familiares de pacientes que foram a óbito por suspeita ou confirmação da covid-19”, explica.

Durante o contato será realizada a triagem para classificação entre munícipes da população geral, ou de profissionais da saúde. A escuta oferecida terá o foco na diminuição de danos psíquicos.

A proposta tem o objetivo de concluir o acolhimento na mesma ligação, porém, se houver uma situação grave que demande mais cuidados e articulações, ocorrerá o encaminhamento da pessoa para o CAPS (centro de atenção psicossocial)/ UBS (unidade básica de saúde) de referência do usuário para continuidade do atendimento.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!