entrevista irpf

Alunos ajudam a montar a Declaração de Imposto de Renda

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda vai terminar no fim deste mês, dia 30 de junho. Alunos de uma escola técnica estadual em Sorocaba estão ajudando os contribuintes na elaboração das declarações. E em tempos de distanciamento social, tudo é feito pela internet.

O número de declarações entregues até esta terça-feira, 16 de junho, agora em Sorocaba é de 105.887. Em Jundiaí foram entregues 89.981 e em Itapetininga 17.539 declarações. Ainda dá tempo de se organizar e não deixar a elaboração e entrega do documento para a última hora.



As Escolas Técnicas (ETECs) e Faculdades de Tecnologia (FATECs) Estaduais oferecem plantões à distância gratuitos para orientar o contribuinte no preenchimento da declaração, que é obrigatória para quem recebeu mais de R$ 28.559,70 no ano ou a média de R$ 2.379,97 por mês.

O atendimento é realizado pelos estudantes com a supervisão dos professores.

É importante verificar a documentação, que deve ser reunida para preenchimento da declaração:

  • comprovantes de rendimentos do ano-calendário 2019;
  • declaração do ano anterior com recibo de entrega (se houver);
  • número do rg, cpf e título de eleitor;
  • endereço residencial;
  • dados da conta bancária para restituição;
  • comprovantes de despesas que possam ser abatidas (consultas médicas, exames clínicos, mensalidades escolares, contribuição para previdência privada, entre outros); documentos de compra e/ou venda de bens em 2019;
  • comprovantes de pagamento de pensão alimentícia, de doação, herança, empréstimos ou consórcios (se possuir);
  • cpf dos dependentes e alimentandos.

Neste ano, a Receita reduziu de sete para cinco o número de lotes de restituição. O primeiro pagamento foi feito no dia 29 de maio e o último será no dia 30 de setembro.

As categorias com prioridade no recebimento da restituição são aquelas com pessoas acima de 80 anos, os contribuintes com mais de 60 anos, as pessoas com deficiência física ou doença grave e os contribuintes que tenham o magistério como maior fonte de renda.

Dúvidas podem ser enviadas por Whatsapp (15) 99601-2910 ou pelos e-mails benedita.faria@etec.sp.gov.br – carlos.corra@etec.sp.gov.br.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!