gata preta

Cuidados com os pets: tumores nas mamas

Você sabia que é muito comum o aparecimento de tumores de mama em animais domésticos?? E o tratamento tem quimioterapia e remédios que se compra em farmácias de medicamentos de alto custo.

Há dois anos, Suria, uma cadela da raça Shitzu começou a apresentar inchaço nas mamas. O Alberto não perdeu tempo e trouxe o animal para essa clínica veterinária, em Sorocaba. Aqui o aposentado recebeu o diagnóstico de câncer de mama da cadela.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, os tumores mamários atingem cerca de 45% das cadelas. Em fêmeas felinas a taxa é um pouco menor, cerca de 30%. Mesmo sendo raros, entre 1 e 3% dos casos são diagnosticados em machos.

A castração antes do primeiro cio é o método de prevenção mais eficaz. A chance de evitar o câncer de mama depois do procedimento é de 99% em cadelas e de 90% em gatas castradas até o seis meses.

O veterinário que foi entrevistado na reportagem alertou para o uso frequente de anticoncepcional que aumenta a chance de desenvolver o tumor.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!