Com atividades para crianças e adultos, Osterfest chega à quinta edição e promete diversão durante o feriado
Começou em Sorocaba a exposição EFS Ouro Verde 80 Anos no Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba - Estação Paula Souza
trem-80-anos-tv-sorocaba
Com atividades para crianças e adultos, Osterfest chega à quinta edição e promete diversão durante o feriado
ONG da cidade abriga mais de 200 cães vítimas de abandono e reforça importância da denúncia
Vacinas podem ser tomadas a partir de 8h nas 33 Unidades Básicas de Saúde do município
Após ouvir demandas da população e lideranças locais, o Governo de São Paulo confirmou a exclusão de quatro pórticos de pedágio que seriam instalados em áreas urbanas de Sorocaba. A decisão faz parte da reestruturação da concessão da Rota Sorocabana, que agora contará com nove pórticos eletrônicos, em vez dos 13 originalmente previstos.
Continua após anúncio
Começou em Sorocaba a exposição EFS Ouro Verde 80 Anos no Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba – Estação Paula Souza. A mostra ficará aberta ao público até o dia 10 de setembro, sendo visitável às quintas e sextas-feiras das 14h às 19h e aos finais de semana e feriados das 10h às 18h.
São 28 painéis montados dentro da maior atração da mostra, que é o próprio Trem Ouro Verde, o primeiro da Sorocabana a ser construído em aço e responsável pela ligação ferroviária entre São Paulo, Sorocaba e Assis, chegando posteriormente a Presidente Epitácio. Cada um dos cinco carros de passageiros construídos na Alemanha, em 1937, pela Linke-Hofmann-Werke, compõe um ambiente diferente.
São cinco “estações”, que abordam diferentes momentos do Ouro Verde e do transporte ferroviário de passageiros no Estado como um todo: “Raízes” (carro Bagagem-Correio), “Luxo” (1ª Classe), “Declínio” (2ª Classe), “Agonia” (Dormitório-Salão) e “Renascimento” (Restaurante). O resultado é uma área visitável de quase 100 metros de comprimento, pela qual se pode inclusive “viajar” pelas cidades por onde o trem passava.
Pelo valor tecnológico, cultural e social do Trem Ouro Verde para a história da ferrovia em São Paulo, as ações foram submetidas ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), que autorizou as operações logísticas e a realização do projeto.
O Centro de Memória Ferroviária fica na rua Doutor Paula Souza, 420, no centro da cidade. A entrada é gratuita.
Cada escultura exposta é uma manifestação artística com o objetivo de promover a fé e a devoção.
Espaço conta com palco, cobertura, camarim e tem acessibilidade para deficientes físicos
O grupo de fotógrafos do COAVES reuniu em uma exposição um pouco da prática de observação de aves, mostrando a variedade da fauna sorocabana em lindos registros das espécies locais em seu habitat.
Na próxima quarta-feira, 12, um clube na região central de Sorocaba será palco da palestra “Comunique-se com Elegância”, apresentada pela especialista em comunicação, escritora, educadora e palestrante, Cíntia Chagas.
Esses torneios simulam combates medievais com armaduras e armas autênticas de metal, mas sem corte.
Receba notícias no seu celular
0 comentários