Pacientes ostomizados sofrem para conseguir bolsas de colostomia

Pacientes ostomizados sofrem para conseguir bolsas de colostomia

Em Sorocaba, pacientes estão sofrendo para conseguir bolsas de colostomia. Segundo a presidente da Associação dos Ostomizados de Sorocaba, que auxilia os pacientes, e até faz doações de bolsas quando disponíveis, o Governo (através do Conjunto Hospitalar de Sorocaba) não disponibiliza os itens pelo menos desde agosto.

Já para novos pacientes não é possível nem fazer o cadastro para o ‘benefício’. Segundo ela, desde novembro não é possível se cadastrar pra conseguir bolsas coletoras.

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) informa que atende mais de mil pacientes ostomizados mensalmente, fornecendo cerca de 15 mil itens/mês para assisti-los, como bolsas, resinas, entre outros. O abastecimento e atendimento estão regulares para os pacientes já assistidos pelo serviço.

É o caso das pacientes Maria José da Costa e Maria Madalena Garcia, citadas pela reportagem, que fizeram suas últimas retiradas nos dias 2 e 7 deste mês.

Em eventual indisponibilidade momentânea de algum modelo de bolsa, são viabilizados itens adaptáveis com orientação por equipes de Enfermagem quanto ao uso e manuseio correto, sem prejuízos na sua utilização, com segurança e assistência garantida.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!