reporter basilio magno

Possibilidade de Sorocaba avançar para a fase amarela

O Governo do Estado anunciou uma espécie de recalibragem do Plano São Paulo de Flexibilização definindo novos indicadores para as cidades passarem de fase. Agora para se passar da fase laranja para a amarela, por exemplo, o índice médio de transição seria entre 75% e 70%.

Dentre os critérios anunciados, está a alteração do índice de ocupação de leitos de UTI, que atualmente precisa estar abaixo de 60%, passou para até 75%. Outros indicadores apontam se a cidade pode avançar ou não.

Segundo foi sugerido pelo Estado, Sorocaba estaria com o status dos indicadores em 71,6 porcento e portanto em condições de avançar para a fase 3 amarela.

A Secretária de desenvolvimento econômico do Estado, Patrícia Ellen, afirmou que, mesmo de acordo com os novos indicadores do Plano São Paulo de retomada da economia, apenas a região de Sorocaba apresenta hoje números para passar de fase.

Uma reunião vai ser realizada esta semana entre as autoridades de saúde do Estado para definir os novos indicadores. Se houver a possibilidade de avanço isso poderá ser feito a partir do dia 10 de agosto. Mas a prefeita Jaqueline Coutinho é que vai decidir se avança ou não, dependendo da situação do controle da doença no município.

O Dr. Fernando Brum, coordenador da equipe que combate a COVID-19 em Sorocaba, destacou que os índices começam a melhorar mas ainda não existe uma condição tranquila para o avanço de fase.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!