Procon dá dicas para evitar problemas nas compras para o Dia das Mães

Procon dá dicas para evitar problemas nas compras para o Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando e, tão importante quanto acertar no presente, é sair às compras já com uma definição do que adquirir. Isso tornará mais fácil pesquisar preços e encontrar produtos de qualidade e de forma mais prática.

A dica é do Procon Sorocaba, órgão ligado à Secretaria Jurídica (SAJ) da Prefeitura de Sorocaba, que destaca, ainda, uma série de orientações ao consumidor, relacionadas a essa data comemorativa, que é uma das mais importantes para o comércio.

O consumidor deve estar atento aos produtos em exposição ou divulgados, pois todos os itens devem apresentar preço de forma clara e ostensiva. Se existe a opção de parcelamento, a mercadoria deve conter os dois preços: o total à vista e as parcelas. Já, o lojista deve informar também quais são os juros praticados, se houver, número e periodicidade das prestações, no caso de pagamento a prazo. No ato da compra, é importante verificar as condições de eventual troca, lembrando que a o estabelecimento não é obrigado a trocar produtos simplesmente em razão de gosto ou tamanho inadequado.

Nas aquisições feitas fora do estabelecimento comercial, por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos ou internet, deve-se exigir o comprovante da data de entrega combinada. O prazo de desistência da compra, nesses casos, é de sete dias a contar da sua confirmação ou do recebimento do produto. No ato da entrega, o consumidor só deverá assinar o documento de recebimento, após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas no próprio documento, justificando, assim, o não recebimento.

Entre os produtos mais procurados para o Dia das Mães, destacam-se os perfumes e cosméticos, peças de vestuário, celular, cestas de café da manhã e as flores. Diante disso, o Procon Sorocaba tem orientações específicas para o consumidor que está à procura de presentes nessa linha. E, como garantia e direito do consumidor, a superintendente do Procon Sorocaba recomenda sempre exigir a nota fiscal.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!