Romaria de Aparecidinha é adiada

Romaria de Aparecidinha é adiada

A Diocese de Sorocaba decidiu, por conta da pandemia, adiar a realização da romaria de Aparecidinha. A data da tradicional procissão estava prevista para 01 de janeiro de 2021 e  é a segunda vez que a romaria é adiada.

Por causa do número grande de contaminações pelo coronavírus, o evento de 12 de julho deste ano deixou de ser realizado.



A Igreja alerta os romeiros e os devotos a não deixar de expressar publicamente sua fé em deus e sua devoção à de nossa senhora aparecida no dia 01 de janeiro, solenidade de Nossa Senhora Aparecida. Sejam expostas imagens no exterior das e as famílias se reúnam para rezar o rosário, o Angelus ou uma oração diante do presépio.

História da romaria de Aparecidinha:

A romaria existe desde 1804, não de forma contínua como hoje, nem as datas fixas. A primeira menção em jornais foi em 1852, em que o jornal “o defensor” já refere-se que a romaria era tradicional e “acostumada”. Já outros dados afirmam que ela existe desde 1804.

Certo que a devoção popular da romaria já era frequente desde o século XIX.

A história da romaria afirma que havia o costume de transportar a santa até a cidade em momentos difíceis, como: epidemias, seca, enchentes etc.

Em 1897 aconteceu o primeiro grande surto de febre amarela em todo o país e que afetou também Sorocaba. Monsenhor João soares lutou bravamente para ajudar no combate à doença.

O povo devoto de nossa senhora fazia seus pedidos e acreditava que a procura por nossa senhora aparecida traria a cura da doença, com isso criou-se o costume de transportar a santa até a cidade para abençoar o povo.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!