Setembro amarelo: mês de prevenção ao suicídio

Setembro amarelo: mês de prevenção ao suicídio

Esta sexta-feira (10) é o dia mundial de prevenção ao suicídio e setembro é o mês voltado ao cuidado em relação ao assunto. Todos os dias pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida. No mundo, a cada 40 segundos alguém comete suicídio. Há diversos esforços para conscientizar sobre esse problema de saúde pública, e um deles é o setembro amarelo.

O movimento setembro amarelo nasceu estimulado por entidades médicas e pelo IASP (Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio). A cor amarela fica em destaque nesse mês e os grandes símbolos e monumentos de algumas cidades são iluminados chamando a atenção para o sério problema, que ainda é um tabu para muitas pessoas.

O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma das entidades não governamentais mais antigas do país. Somente na unidade do CVV em Sorocaba 83 mil atendimentos nos oito primeiros meses deste ano. Em 2020 foram quase 98 mil. Segundo o diretor do posto de Sorocaba, Alcebíades Alvarenga, os dois últimos anos tem sido mais complexos para a saúde mental e emocional, quando o mundo todo se viu diante de uma pandemia.

Com o tema “criando esperança por meio da ação”, o setembro amarelo deste ano propõe todos prestem atenção aos entes queridos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!