homem

Sorocabano luta na justiça para conseguir cirurgia bariátrica

Aos 57 anos de idade e pesando quase 180 quilos, Reinaldo Cirilo já fez tudo o que podia para emagrecer, mas até agora a luta contra a obesidade tem sido em vão. Ele luta na justiça para conseguir uma cirurgia bariátrica pelo SUS (Sistema Único de Saúde)

Reinaldo sofre ainda com um problema na perna por conta de um acidente que sofreu e que se agravou por conta do peso. Mesmo assim, para garantir o sustento e complementar a renda, ele precisa trabalhar e é da reciclagem que vem parte da ajuda financeira.

Para tentar conseguir a cirurgia bariátrica, Reinaldo recorreu à justiça. O primeiro processo, protocolado pela advogada dele foi em março de 2020. Reinaldo até conseguiu ganho de causa em todas as fases, mas o procedimento cirúrgico está bloqueado por conta da burocracia.

A produção da TV Sorocaba/SBT entrou em contato com a secretaria de saúde do Governo do Estado, que informou que o paciente não tinha indicação médica para passar pelo procedimento e isto foi informado ao judiciário.

Disse ainda que o caso vem sendo monitorado e que Reinaldo vai ser encaminhado para o serviço de referência, inclusive com consulta na área de psiquiatria. Deixou claro que a cirurgia bariátrica é realizada somente mediante indicação médica e que nem todos com indicação do procedimento estão efetivamente aptos a fazê-lo imediatamente, por questões de quadro clínico geral não favorável. Inclusive porque geralmente o paciente com obesidade possui restrições e doenças que podem representar riscos, como por exemplo, diabetes e hipertensão.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!